Notícias
Dr. Petrúcio Sarmento apresenta avanços brasileiros em Fórum de Cirurgia Torácica em São Paulo

Nos dias 4 e 5 de dezembro, Dr. Petrúcio Sarmento, coordenador de Cirurgia Torácica do Real Hospital Português de Recife e professor do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), marcou presença no 1º Fórum Latino-Americano Avançado em Educação e Cirurgia Torácica, em São Paulo. O evento, promovido pela Johnson & Johnson, reuniu especialistas de toda a América Latina para compartilhar experiências e avanços na área. Além de seu papel de destaque no Real Hospital Português, Dr. Sarmento faz parte do corpo clínico do Hoftaldia – Hospital Dia Cirúrgico de Patos e é o idealizador da Plataforma de Saúde H.MAis.
Durante o fórum, Dr. Sarmento apresentou três palestras que destacaram o papel pioneiro do Brasil na área de rastreamento e tratamento de câncer de pulmão, além dos desafios para a implementação da cirurgia robótica em um país de terceiro mundo.
Na primeira palestra, ele abordou o histórico do rastreamento do câncer de pulmão no Brasil, ressaltando a importância do projeto Pró-Pulmão, capitaneando por Dr. Ricardo Santos, e que já está em sua terceira fase.
“Esse projeto possibilitou a colocação de uma tomografia de baixa dose dentro de uma carreta, permitindo o acesso ao exame para a população de risco do SUS, que não tem acesso ao sistema de saúde público convencional, em regiões do interior do Nordeste, que normalmente não teria o diagnóstico precoce”, explicou Sarmento.
Ele destacou que a carreta está atualmente no interior da Bahia e também é utilizada para capacitar agentes comunitários, que passam a identificar possíveis casos de risco de câncer de pulmão entre os pacientes.
Ele destacou que a carreta está atualmente no interior da Bahia e também é utilizada para capacitar agentes comunitários, que passam a identificar possíveis casos de risco de câncer de pulmão entre os pacientes.
Na segunda palestra, o foco foi na utilização da cirurgia torácica minimamente invasiva, incluindo videocirurgia e cirurgia robótica, em pacientes com doenças inflamatórias e infecciosas. Sarmento enfatizou o pioneirismo UFPB nesse tipo de procedimento
o. “Nós temos talvez a maior experiência do Brasil em cirurgias torácicas realizadas por videocirurgia pelo SUS. É uma oportunidade de oferecer o que há de mais moderno e eficiente aos pacientes do serviço público de saúde”, afirmou.
Na última palestra, Dr. Sarmento abordou as dificuldades enfrentadas na implementação da cirurgia robótica em países da América Latina, com foco na realidade brasileira.
« Voltar“Implementar a cirurgia robótica no Brasil foi um grande desafio, principalmente em um país de terceiro mundo, mas o Real Hospital Português conseguiu superar as barreiras e hoje conta com esse serviço de excelência. Foi muito enriquecedor poder compartilhar essa experiência com outros profissionais latino-americanos”, afirmou.